A literatura e a conversão informacional: um ensaio sobre a homologização e a cegueira à história na nova mídia
Palavras-chave:
uniformização, literatura, nova mídia, tecnologia, informaçãoResumo
No presente artigo, analisamos o poder de homologização da informação, dandoênfase à dimensão relativa à criação literária. Vimos como a uniformização dos valores,vinculada à conversão informacional, toma de forma homogênea elementos dispares sob aégide do mesmo valor de troca. Observamos, seguindo esta mesma lógica, como estudiososda nova mídia tomam a literatura e outras formas de manifestações criativas generalizamcaracteristicas particulares de cada uma delas. Esta caracteristica da unifomização dos valoresse mostra como um movimento cego à história, já que não analisa o advento da nova mídia esuas peculiaridades e similitudes em relação às tecnologias anteriores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).