A literatura e a conversão informacional: um ensaio sobre a homologização e a cegueira à história na nova mídia

Autores

  • Leonardo Pinto de Almeida

Palavras-chave:

uniformização, literatura, nova mídia, tecnologia, informação

Resumo

No presente artigo, analisamos o poder de homologização da informação, dandoênfase à dimensão relativa à  criação literária. Vimos como a uniformização dos valores,vinculada à conversão informacional, toma de forma homogênea elementos dispares sob aégide do mesmo valor de troca. Observamos, seguindo esta mesma lógica, como estudiososda nova mídia tomam a literatura e outras formas de manifestações criativas generalizamcaracteristicas particulares de cada uma delas. Esta caracteristica da unifomização dos valoresse mostra como um movimento cego à história, já que não analisa o advento da nova mídia esuas peculiaridades e similitudes em relação às tecnologias anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto de Almeida

Psicólogo, Mestre em psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Doutorem psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio sanduíche no Centre deRecherche sur la Lecture Littéraire na Université de Reims Champagne-Ardenne (França).

Downloads

Publicado

2007-10-21

Edição

Seção

Artigos