Drifters: a deriva planejada de Grierson
Palavras-chave:
documentário, Grierson, Drifters, documentário inglês, cinemaResumo
Este artigo descreve algumas estratégias utilizadas pelo documentarista escocês JohnGrierson (1898-1972) na realização de seu documentário Drifters (1929). Fortemente influenciado pelo O Encouraçado Potemkin (1925), de Eisenstein, Grierson lança mão deartifícios análogos, como a valorização do ambiente náutico, o corte rápido e a montagem como principal geradora de emoção no espectador. Todavia, o resultado final, embora tenhaagradado ao público da época e seja portador de valores estéticos apreciáveis, não aborda qualquer tipo de conflito e nem oferece um retrato confiável da atividade pesqueira britânica. Drifters é uma peça de propaganda cujo principal efeito foi consolidar Grierson na produção cinematográfica britânica dos anos de 1930.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).