Três Durações: Nelson, Glauber e Bressane

Autores

  • Alexandre Rocha da Silva
  • Vinícius da Silva Pellenz

Palavras-chave:

brasilidade, duração, cinema, audiovisualidade

Resumo

Três Durações: Glauber, Bressane e Nelson identifica formas de brasilidade expressas pelo Cinema Novo. Recupera de Bergson os conceitos de  imagem-lembrança,  imagem-ação eduração para expressar indícios de brasilidade que ora se como identidade nacional ora como devir de um outro país imaginado pelo cinema. O Cinema Novo oferece formas de expressão remidiatizadas em que se visibilizam as estratégias micropolíticas que configuram a nacionalidade brasileira não mais somente como identidade, mas, sobretudo como memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rocha da Silva

 Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, compós-doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle -, doutorado em Ciências da Comunicação,Mestrado em Semiótica e Graduação em Jornalismo. Autor do livro A dispersão na semiótica das minorias,atualmente desenvolve a pesquisa Devires de Imagem-Música e participa dos Diretórios de Pesquisa do CNPqMicropolíticas das mídias como devires de cultura e Audiovisualidades (GPAV)

Vinícius da Silva Pellenz

Estudante de Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e bolsista da pesquisaDevires de Imagem-Música

Downloads

Publicado

2011-01-21

Edição

Seção

Artigos