A imagem da subjetividade e a despersonalização criativa na internet

Autores

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues

Palavras-chave:

Internet. Virtual. Imagem. Subjetivação. Heteroními

Resumo

O presente texto vem problematizar os processos contemporâneos de subjetivação nosfluxos da internet, sob a rubrica do virtual tecnológico, confrontando-os com a imagem de uma despersonalização criativa que se faz a partir de modos experimentais de sefreqüentarem a rede. Esta questão nos convida a afirmar a necessidade de experimentação de uma "micro-política" nos hábitos de encontro on line: propõe-se, apartir de concepções de F. Nietzsche, Henri Bergson, Fernando Pessoa, Gilles Deleuze e  Michel Foucault, uma prática de heteronímia do Eu, como a criação de um"personagem de virtualidades" que pode  se tornar capaz de levar tais fluxos tecnológicos para além da axiomática planejada pelos gerenciamentos tecnológicos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fonseca e Rodrigues

Doutor em Comunicação e Semiótica ( Área: Sistemas Sonoros ) pela PUC/SP ( 2007 )Mestre em Comunicação Social, pela FAFICH/UFMG ( 2002 )Licenciado em História, pela FAFICH/UFMG ( 1999 )Professor de Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação ( FCH/FUMEC – BH )Autor do livro Música eletrônica: a textura da máquina ( Ed. Annablume, 2005 ).

Downloads

Publicado

2011-01-21

Edição

Seção

Artigos