Manguebit e novas estratégias de difusão diante da reestruturação da indústria fonográfica
Resumo
Este artigo busca focalizar as mudanças nas estratégias de difusão de expressões musicais ao longo da última década, tomando como exemplo os artistas do chamado manguebit - cena surgida em Recife e que tinha como expoentes a Nação Zumbi, de Chico Science, e o Mundo Livre S/A, de Fred Zero Quatro, autor do manifesto "Caranguejos com cérebro" e da música que emprestou nome à geração, Manguebit. A escolha se deve ainda ao fato de que a cena do mangue foi uma das últimas inovações estéticas e culturais abraçadas pelas multinacionais do disco no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).