O Herói Informacional. Dinâmicas corporais do RPG inscritas no design do jogo eletrônico

Autores

  • Luiz Adolfo de Andrade

Resumo

É impossível não admitir a influência dos jogos de RPG3em diversos outros produtosda chamada indústria cultural - filmes, games, livros, etc. Dentre os formatos culturais, nossaatenção se retém nos chamados MMORPGs4– são jogos eletrônicos nos quais milhares deusuários interagem em tempo real e que vêm se tornando cada vez mais populares, sobretudoentre os jovens. Nestes domínios, o sujeito fica imerso em um ambiente virtual configurado àluz do espaço físico, podendo praticar atividades típicas da vida humana - trabalhar,estabelecer negócios, namorar, dirigir veículos, etc. - por meio de um Avatar. Para secomunicar com os demais jogadores conectados, o usuário dispõe de uma linguagem chat eum sistema de e-mails. Em virtude destas particularidades, o MMO vem sendo tratado nomeio acadêmico como “mundo virtual” ou “jogo da vida” - Kolo & Baur (2004), Castronova(2003), Vianna (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-01-21

Edição

Seção

Artigos