Boa leitura!

Autores

  • Luís Carlos Lopes

Resumo

A Ciberlegenda está completando sete anos de vida. Neste período, o número de seusleitores cresceu enormemente, bem como sua difusão entre os rincões das diásporaslusófonas e hispanofônicas. Somos citados em inúmeros outros sítios e reconhecidoscomo de leitura obrigatória em diversos espaços físicos e virtuais. 

Consultando-se, em novembro de 2004, o motor de busca Google encontramos 464 menções na WEB referentes à palavra Ciberlegenda. Destas, 311 estão em línguaportuguesa, 111 em espanhol, 31 em inglês e 7 em francês. Manejando o nossocontador, que funciona desde janeiro de 2001 e que já passou da contabilização de 40.000 acessos, verifica-se uma média de 30 acessos/dia ao periódico. Não temoscomo saber quantos destes são relativos a leitores reais.  

Chegam ao endereço eletrônico do editor correios eletrônicos de várias partes domundo. Agradecemos, em nome do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, os elogios e as outras palavras de incentivo.Alguns, menos avisados, pedem cópias em papel ou desejam assinar o periódico.Quando possível, é esclarecido que a revista só existe no formato eletrônico e que o acesso é livre e sem ônus.

Alguns leitores mandam contribuições que, infelizmente, não se podem publicar. Ésempre difícil conviver com o corte do material enviado, tanto do ponto de vista doautor, tal como o do editor. Este não tem o poder final sobre o que deve ou não ser publicado, sendo apenas um dos que trabalham na seleção dos textos. Usam-sesempre os pareceres dos membros do comitê e do conselho editoriais. Há problemas de espaço, de pertinência à linha editorial e de qualidade dos textos.

Nem sempre se tem tempo hábil para responder a todas as solicitações de nossosleitores e colaboradores. Faz-se isto na medida do possível. A nossa revista nãopossui um esquema de produção comercial e nem funcionários para geri-la.Normalmente, ela é publicada a partir da casa e computador pessoal do editor. Desteespaço, ela é enviada aos computadores da Universidade Federal Fluminense, que a abrigam e a mantém Tenta-se manter o mais elevado nível de profissionalismo, dentrodas condições de trabalho  e possibilidades existentes. 

Nunca é demais esclarecer que os pontos de vista dos autores, bem como a íntegrade seus textos, são de exclusiva responsabilidade dos mesmos. Não se faz censuraideológica ou controle de procedência. Não se introduz qualquer modificação nostextos enviados, a não ser as de caráter absolutamente formais.  Procura-seselecionar os artigos a partir de critérios de qualidade e adequação aos objetivosenunciados nas normas editoriais.  

Tem sido muito prazeroso editar a Ciberlegenda, mesmo com as dificuldadesinerentes a esta tarefa. Ela já ocupou o seu lugar nas mídias eletrônicas e no universodas demais revistas acadêmicas que escolheram o ciberespaço como um lugarprivilegiado. Se os objetivos principais de revistas desta natureza consistem eminformar e fazer circular amplamente as idéias da comunidade dos pesquisadores, acredita-se que se está no caminho certo. Aliás, o julgamento que realmente importa é o do leitor.  

A Ciberlegenda é feita para os seus leitores. Eles esperam e cobram insistentementepor cada novo número. Aproximadamente, são realizadas 10.000 consultas por ano. Este último número de 2004 é mais uma vez dedicado aos seus fiéis leitores. Espera-se que em 2005, a revista esteja ainda melhor e que seus leitores continuem sendoseus parceiros ativos, bem como os seus críticos mais construtivos. 

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2004.

Luís Carlos Lopes

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Publicado

2011-01-22

Edição

Seção

Editorial