Ideia de rádio entre olhos e ouvidos
Resumo
São inúmeras e variadas as referências que poderíamos listar relacionando a comunicação radiofônica ao exercício de sua aplicação. De tal forma incrustada em nosso cotidiano, estrapola desde sempre o tradicional aparato dos sistemas de comunicação se apresentando como campo instrumental da ciência, arte e tecnologia. Na imposição de uma revolução multimídia que se opera nesse fim de século, a radiodifusão também se transforma, embaralhando novos e velhos modelos, fazendo emergir idéias dos primórdios e forçando a reavaliação de conceitos. Em que medida alterações tecnológicas descaracterizam o que se convencionou chamar de “rádio” ?
A análise de variados modelos surgidos ao longo dos últimos cem anos serve de substrato para esta reflexão sobre os novos caminhos para a transmissão radiofônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).