Muito além de fractais, caleidoscópios ou conjuntos de Mandelbrot as teorias da informação e da comunicação
Resumo
Este artigo constitui uma abordagem crítica sobre algumas contribuições epistemológicas de saberes diversos, em relação às teorias da informação e comunicação contemporâneas. Pretende abrir discussões e ressaltar o problema da constituição do complexo objeto informação e comunicação, além de oferecer inteligibilidade mais ampla quanto ao seu alcance e limites. É a tentativa de desviar os estudos nessa área para a afirmação de um conjunto de saberes em processo, a partir dos conceitos transdisciplinaridade e historicidade. Contudo, sem incorrer em um aglomerado de doxoi nem na utopia de uma ciência plenamente acabada, que apreenda o mundo como uma totalidade intricada, apenas de modo otimista ou pessimista. O trabalho é de continuar o processo com prudência, antes que apoiar visões caleidoscópicas ou mandelbrotianas sobre as ciências da informação e comunicação, afastadas da realidade latino-americana, sobretudo brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).