Conceitos e modelos da comunicação
Resumo
O artigo se propõe a refletir acerca de algumas concepções clássicas e contemporâneas da comunicação. Os modelos comunicacionais apresentados pelas teorias da Informação de Shanon e Weaver, da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, dos Bens Simbólicos de Pierre Bourdieu e dos Sistemas de Niklas Luhmann são analisados numa perspectiva comparada, que busca explorar suas implicações mais significativas. Os limites e as potencialidades dos vários modelos sao considerados tendo em vista, especialmente, a sua capacidade de elucidar os processos contemporâneos da comunicação mediática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2001-01-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).