Conceitos e modelos da comunicação

Autores

  • Inês Sílvia Vitorino Sampaio Universidade Estadual do Ceará - UECE

Resumo

O artigo se propõe a refletir acerca de algumas concepções clássicas e contemporâneas da comunicação. Os modelos comunicacionais apresentados pelas teorias da Informação de Shanon e Weaver, da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, dos Bens Simbólicos de Pierre Bourdieu e dos Sistemas de Niklas Luhmann são analisados numa perspectiva comparada, que busca explorar suas implicações mais significativas. Os limites e as potencialidades dos vários modelos sao considerados tendo em vista, especialmente, a sua capacidade de elucidar os processos contemporâneos da comunicação mediática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Inês Sílvia Vitorino Sampaio é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, professora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e do Mestrado em Sociedade e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2001-01-29

Edição

Seção

Artigos