Paradigmas da Comunicação : conhecer o quê?
Resumo
A reflexão desenvolvida neste texto está centrada na questão da especificidade de nosso saber: temos clareza e tratamos de forma consensual o objeto da comunicação? Quais são os conceitos, as bases conceituais estruturadoras de nossa área? Qual é (ou quais são) o(s) paradigma(s) da comunicação?
Para tratar desta questão, procuramos rever de forma crítica alguns aspectos centrais e estruturadores de nosso domínio de conhecimento, e que dizem respeito à definição de seu objeto; à questão da interdisciplinaridade; às correntes de estudo que compõem o pequeno “patrimônio” da Teoria da Comunicação; à existência e fragilidade dos paradigmas da área.
Fechando esta breve discussão, procuramos apontar elementos que sinalizam uma outra concepção ou um novo paradigma – que busca resgatar a complexidade, circularidade e globalidade do processo comunicativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).