Paradigmas da Comunicação : conhecer o quê?

Autores

  • Vera Veiga França Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

A reflexão desenvolvida neste texto está centrada na questão da especificidade de nosso saber: temos clareza e tratamos de forma consensual o objeto da comunicação? Quais são os conceitos, as bases conceituais estruturadoras de nossa área? Qual é (ou quais são) o(s) paradigma(s) da comunicação?

 Para tratar desta questão, procuramos rever de forma crítica alguns aspectos centrais e estruturadores de nosso domínio de conhecimento, e que dizem respeito à definição de seu objeto; à questão da interdisciplinaridade; às correntes de estudo que compõem o pequeno “patrimônio” da Teoria da Comunicação; à existência e fragilidade dos paradigmas da área.

          Fechando esta breve discussão, procuramos apontar elementos que sinalizam uma outra concepção ou um novo paradigma – que busca resgatar a complexidade, circularidade e globalidade do processo comunicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Veiga França, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Vera Regina Veiga França é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Réné Descartes – Paris V e professora do Mestrado em Comunicação Social da UFMG.

Downloads

Publicado

2001-01-29

Edição

Seção

Artigos