O sentido da tecnologia: entre o conhecimento e as estratégias de mercados

Autores

  • Jairo Ferreira Unisinos

Resumo

A discussão que desenvolvemos neste artigo segue, em primeiro lugar, nossa hipótese sobre as formas de conhecimento (Ferreira, 2000b, 2000c). Sugerimos que a criação e uso das tecnologias pedagógicas e comunicacionais responde a um ponto virtual situado no interior de quatro formas de conhecimento que ordenam as interações (na produção, consumo, trocas e circulação) com o tecnológico. Em segundo lugar, nossa formulação dá continuidade a nossa hipótese sobre os campos de conhecimento: o valor social da tecnologia é incompreensível, enquanto macroestruturações, fora das estratégias sociais de acumulação de capitais (culturais, econômicos e políticos) no interior do campo em que são produzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Ferreira, Unisinos

Jairo Ferreira é jornalista. Professor do Centro de Ciências da Comunicação da Unisinos. Doutorando em Informática na Educação - UFRGS. Orientação: Margaret Axt (UFRGS), Silvia Parrat Dayan (Arquivos Jean Piaget - Universidade de Genebra) e Daniel Peraya (Tecfa - Universidade de Genebra).

Downloads

Publicado

2011-01-30

Edição

Seção

Artigos