O sentido da tecnologia: entre o conhecimento e as estratégias de mercados
Resumo
A discussão que desenvolvemos neste artigo segue, em primeiro lugar, nossa hipótese sobre as formas de conhecimento (Ferreira, 2000b, 2000c). Sugerimos que a criação e uso das tecnologias pedagógicas e comunicacionais responde a um ponto virtual situado no interior de quatro formas de conhecimento que ordenam as interações (na produção, consumo, trocas e circulação) com o tecnológico. Em segundo lugar, nossa formulação dá continuidade a nossa hipótese sobre os campos de conhecimento: o valor social da tecnologia é incompreensível, enquanto macroestruturações, fora das estratégias sociais de acumulação de capitais (culturais, econômicos e políticos) no interior do campo em que são produzidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).