Arte e democracia: Considerações sobre o meio e o ensino de arte no brasil
Resumo
A hipótese do trabalho é a de que, no Brasil, em que pese a edição das diretrizes curriculares indicarem a existência de uma vontade política no sentido de ampliar o conhecimento da sociedade sobre a arte, ainda estamos longe de construir uma verdadeira democracia nesse campo da cultura. Nesse sentido o trabalho busca esclarecer de que modo e sob que circunstâncias históricas o pensamento conservador tem cerceado a produção artística no Brasil e, por outro lado, de que modo e sob que circunstâncias as novas diretrizes do MEC para o ensino de arte acentuam esse conservadorismo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).