Artefatos de memória e representações nas mídias
Resumo
O trabalho intitulado Artefatos de Memória e Representações nas Mídias versa sobre a presença social e midiática de representações, entendidas como artefatos/significações, relativas ao passado/presente histórico. Afirma que estes podem ser compreendidos como construções ideológico-representacionais. Discute as teorias da memória e representação, buscando alternativas criticas ao que está posto e suas possíveis interfaces com os estudos comunicacionais. Procura compreender a relação entre a emissão e a recepção das mensagens jornalísticas e televisivas, sob o ponto de vista de suas significações. Dá especial ênfase ao caso brasileiro, tratando de temas que são recorrentes nas emissões midiáticas do país. Por isto, também se refere à compreensão dos padrões comunicacionais estabelecidos pelas grandes redes informacionais, buscando entender seus mimetismos e recorrências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).