O Cruzeiro: uma revista síntese de uma época da história da imprensa brasileira

Autores

  • Marialva Barbosa Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

Dois movimentos concomitantes caracterizam a imprensa do Rio de Janeiro na década de 1920: o aparecimento de um jornalismo eminentemente sensacional e o surgimento dos primeiros conglomerados de imprensa, representados pelos Diários Associados. Espelhando de certa forma o chamado pensamento conservador, os jornais da cidade adquirem características peculiares. Para uns o sensacional é a grande arma de conquista do público. Para outros, a ação política seria fundamental.

 Em meio a esses dois movimentos, o grupo dos Diários Associados lançam aquela que seria a principal revista ilustrada brasileira do século XX : O Cruzeiro.

 Este texto - parte de uma ampla pesquisa, financiada pelo CNPq, que reconta a história da imprensa no Rio de Janeiro a partir dos indícios deixados pela múltiplas falas do público - faz uma breve reflexão sobre a história inicial desse periódico de um ponto de vista particular : o olhar do leitor. Num primeiro momento, reproduz as estratégias editoriais e mercadológicas quando do lançamento da publicação em novembro de 1928. Como segundo movimento, descreve as práticas jornalísticas adotadas na década seguinte, que pode ser considerado o momento de consolidação da revista no cenário nacional brasileiro.

 Até o momento, remontamos a história da imprensa do Rio de Janeiro durante os cinquenta primeiros anos do século XX, estando agora exatamente na metade. A partir dessa análise inicial escrevemos o livro “Desvendando a face do público: 50 anos de imprensa do Rio pelo olhar do leitor”, que está sendo editado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marialva Barbosa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Marialva Barbosa fez pós-doutorado em Comunicação pelo CNRS/LAIOS, Paris, 1999 e é Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1995). Professora Titular de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense. Professora e atual coordenadora do Mestrado de Comunicação, Imagem e Informação da Universidade Federal Fluminense. Membro do Comitê Acadêmico da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação.

Downloads

Publicado

2011-02-02

Edição

Seção

Artigos