Hermenêutica, teorias da representação e da argumentação no campo da comunicação

Autores

  • Luís Carlos Lopes

Resumo

Este texto pretende explorar as possibilidades de uso da hermenêutica, das  teorias da representação e da argumentação no campo da comunicação. Deseja-se verificar os problemas de uma possível superação do paradigma informacional, baseado nas teorias da propaganda e da informação (matemática e não-matemática) que tanto influenciaram a constituição do campo dos estudos comunicacionais, instituído no pós-guerra. Deseja-se discutir os aspectos universais e locais (latino-americanos) de uma possível epistemologia da comunicação considerando tanto as incursões teóricas como a realidade prática em que estamos envolvidos. Quer-se, a partir de um balanço de algumas das opções teóricas existentes, contribuir para a construção de novos paradigmas científicos. Estes estariam relacionados às mudanças contemporâneas -  em gestação -  em nossas realidades materiais e simbólicas, pautadas na centralidade social, cultural e econômica do processo comunicacional e informacional.

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Publicado

2011-01-29

Edição

Seção

Artigos