Memória familiar e recepção de telenovela
Resumo
O artigo trata da relação entre memória familiar e recepção de telenovela. Ancorado no entendimento da recepção como um processo que ganha inteligibilidade a partir da cultura, no qual operam mediações, o trabalho tem como objetivo estudar o papel da memória familiar como mediação na recepção de um gênero específico, a telenovela. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, focaliza a recepção da telenovela Suave Veneno (Rede Globo) por famílias camponesas do município de Urubici – SC. Os resultados evidenciam que as marcas da memória familiar funcionam como chaves de reconhecimento e de identificação em relação às tramas da telenovela; que o gênero incorpora matrizes que propiciam o reconhecimento e o acionamento de marcas da memória familiar, particularmente a matriz melodramática, participando também de processos de reconstrução e de reelaboração desta memória.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).