Pode-se dizer que há algo como um hiperrealismo sonoro no cinema argentino?

Autores

  • Fernando Morais da Costa PPGCOM - UFF

Palavras-chave:

Som, Paisagem sonora, Cinema contemporâneo, cinema argentino.

Resumo

Nos últimos anos, é comum aplicar-se o conceito de hiper-realismo para descrever a relação entre sons e imagens no cinema comercial. No cinema brasileiro atual, tem-se observado que, como em demais cinematografias, começam a aparecer exemplos de hiper-realismo sonoro. A pergunta que este trabalho propõe é: pode-se dizer que se passa o mesmo com o cinema argentino contemporâneo? E, se a resposta for positiva, a questão se desdobra em: é certo afirmar que o exagero na representação dos sons que caracteriza a proposta hiper-realista surge da influência do cinema comercial norte-americano sobre as produções argentinas e brasileiras ou ela vem do contato com outras propostas estéticas?  

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Biografia do Autor

Fernando Morais da Costa, PPGCOM - UFF

Fernando Morais da Costa é professor do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. É autor de O som no cinema brasileiro (7 Letras, 2008).

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Publicado

2011-07-18