Efeitos sonoros enquanto fala audiovisual: Análise de Gerald McBoing-Boing à luz do §528 das Investigações Filosóficas

Autores

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Centro Universitário Senac - SP / Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Linguagem midiática, Estudos sonoros, Desenho Animado

Resumo

Dentro da produção da UPA, estúdio que buscou rivalizar esteticamente com os preceitos da Disney no cinema de animação nos anos 1950, Gerald McBoing-Boing é a personagem mais emblemática, estrelando quatro curtas de animação que representam os preceitos do estúdio. No entanto, o mote narrativo de McBoing-Boing é que ele não se comunica com sons, mas sim por efeitos sonoros, e se fazendo entender. Para entender quais são as possibilidades linguísticas desse uso sonoro e como ele não nos aparece enquanto algo surreal, analisaremos tal representação à luz da segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein, cuja obra-chave são as Investigações Filosóficas. Concentrando no §528, o objetivo é mostrar como McBoing-Boing se encaixa em um fenômeno language-like, representando um ponto central na crítica estética da UPA.

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Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Centro Universitário Senac - SP / Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Professor da graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual do Centro Universitário Senac (São Paulo) e Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2011-07-18