Por uma Economia Política do Funk Carioca: notas sobre a teoria pós-moderna e seus desdobramentos na música popular contemporânea

Autores

  • Pablo Cezar Laignier UFRJ

Palavras-chave:

Economia Política, Comunicação, Pós-modernidade, Música, Funk Carioca.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre o funk carioca enquanto gênero musical e a teoria sobre as condições de uma economia política moderna no estágio contemporâneo, em que a acumulação flexível e os rápidos giros nos ciclos do capital se desdobram em uma sociabilidade e em aspectos culturais de mobilidade, risco, incerteza, crise, fluidez, portabilidade e interconexão. O referencial teórico é baseado principalmente nas obras de Harvey (2006), Lyotard (2003) e Anderson (1999). A primeira seção discute, com base nestes autores, a conjuntura pós-moderna; a segunda apresenta alguns exemplos dos desdobramentos das características classificadas como pós-modernas na música massiva/popular; a terceira discute algumas características do funk carioca como gênero musical e como cena cultural, inserindo-o no contexto político-econômico do Rio de Janeiro contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Cezar Laignier, UFRJ

Doutorando do PPGCOM da ECO/UFRJ e pesquisador do LECC/UFRJ, Mestre em Comunicação e Cultura (2002) e jornalista (1999) formado pela mesma instituição. Organizador e autor de dois capítulos do livro “Introdução à História da Comunicação” (E-Papers, 2009). Contato: pablolaignier@yahoo.com.

Downloads

Publicado

2011-07-22