Música Popular Brasileira no contexto das tecnologias digitais: a produção independente e a emergência de novas estratégias e representações sobre as identidades musicais

Autores

  • Thiago Pires Galletta Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Palavras-chave:

Música Brasileira, Identidade, Tecnologia, Cultura, Produção Independente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as novas condições de formação e estabelecimento das identidades musicais no campo da música popular brasileira, emergentes a partir do avanço das tecnologias digitais de produção e distribuição musical, durante a última década. Considerando a contínua expansão e sedimentação da produção independente, verificada neste contexto, busca-se discutir e problematizar alguns dos marcos tradicionais de análise que tem referenciado parte importante dos estudos deste campo até aqui, como é o caso da relação entre grande Indústria Fonográfica e produção musical.   

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Biografia do Autor

Thiago Pires Galletta, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Graduação em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia. Experiência profissional em Radialismo e como DJ de Música Brasileira e produtor cultural. Especialização em andamento em Mídias na Educação (USP). Mestrando em Sociologia (Unicamp).     

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Publicado

2011-07-22