Som e complexidade urbana: apontamentos a partir de uma visão sistêmica das sonoridades do comércio popular no Hipercentro de Belo Horizonte.

Autores

  • Juliana O. Rocha Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP | COS.
  • Pedro Silva Marra Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG - Projeto Cartografias Urbanas

Palavras-chave:

Comunicação, Complexidade, Cidades, Sonoridades, Pregões

Resumo

A partir da compreensão das cidades e ambientes urbanos como um sistema complexo, a proposta do presente texto é analisar a sonoridade da cidade de Belo Horizonte, buscando compreender como os habitantes da cidade atuam e se apropriam do ambiente urbano e como organizam suas experiências tendo em vista a sua relação com este ambiente. O estudo de caso descrito neste trabalho é baseado em dados levantados pelo projeto “Cartografias Urbanas”, vinculado ao Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana O. Rocha Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP | COS.

Graduada História pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Atualmente é doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Trabalhou como pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias onde foi bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial pela Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia. É professora de Semiótica e Teorias da Comunicação.

Pedro Silva Marra, Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG - Projeto Cartografias Urbanas

Professor dos Cursos de Comunicação Social e Design de Interiores do Instituto Meotodista de Minas – Izabella Hendrix. Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós Graduação em Imagem e Sociabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do grupo de Pesquisa Cartografias Urbanas.

Downloads

Publicado

2011-07-22