#Contraoaumento como reivindicação social popular e questionamento da cobertura midiática nos jornais Meio Norte e O Dia
Palavras-chave:
Análise de discurso, Contrato de leitura, Interdiscurso.Resumo
Este trabalho propõe uma análise de seis edições dos jornais piauienses “Meio Norte” e “O Dia”, a respeito das matérias relacionadas ao movimento popular contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina. Com um corpus que compreende entre os dias 29 de agosto de 2011 e 3 de setembro de 2011, período em que ocorreu a mobilização social, o objetivo é identificar as estratégias que cada publicação utiliza e a relevância que cada jornal confere ao tema. Na busca desta meta aplicamos a Análise de discurso como metodologia eficaz para a pesquisa a partir dos conceitos de contrato de leitura e interdiscurso. Entre os principais autores citamos Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) Marques de Melo (1985) e Verón (2004).Downloads
Referências
BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa.São Paulo: Companhia das Letras, 2000
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
______________; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise de discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
COURTINE, JEAN-JAQUES. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006.
______________. Análise de discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
GOMES, Maria Carmem Aires . Discutindo as identidades sociais no gênero discursivo híbrido reportagem-publicidade. In: Wander Emediato; Ida Machado; Wiliam Menezes. (Org.). Análise de discurso: gêneros, comunicação e sociedade. 1 ed. Belo Horizonte: NAD, UFMG, POSLIN, 2006, v. 1, p. 210-213.
MAINGUENAU, Dominique. Gênese dos Discursos. São Paulo: Parábola editorial, 2008.
MELO, J. M. de. A Opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
PINTO, Milton José. Comunicação e Discurso: introdução à análise de discursos. 2ª ed. São Paulo: Hacker Editores, 2002. 128 p.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).