#Contraoaumento como reivindicação social popular e questionamento da cobertura midiática nos jornais Meio Norte e O Dia

Autores

  • Carlos Augusto Rocha Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Laerte Magalhães Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Análise de discurso, Contrato de leitura, Interdiscurso.

Resumo

Este trabalho propõe uma análise de seis edições dos jornais piauienses “Meio Norte” e “O Dia”, a respeito das matérias relacionadas ao movimento popular contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina. Com um corpus que compreende entre os dias 29 de agosto de 2011 e 3 de setembro de 2011, período em que ocorreu a mobilização social, o objetivo é identificar as estratégias que cada publicação utiliza e a relevância que cada jornal confere ao tema. Na busca desta meta aplicamos a Análise de discurso como metodologia eficaz para a pesquisa a partir dos conceitos de contrato de leitura e interdiscurso. Entre os principais autores citamos Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) Marques de Melo (1985) e Verón (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Rocha, Universidade Federal do Piauí

Graduado em comunicação Social e mestrando em comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) na linha Mídia e produção de subjetividades

Francisco Laerte Magalhães, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002) e professor da Universidade Federal do Piauí.

Referências

BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa.São Paulo: Companhia das Letras, 2000

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

______________; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise de discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

COURTINE, JEAN-JAQUES. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006.

______________. Análise de discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

GOMES, Maria Carmem Aires . Discutindo as identidades sociais no gênero discursivo híbrido reportagem-publicidade. In: Wander Emediato; Ida Machado; Wiliam Menezes. (Org.). Análise de discurso: gêneros, comunicação e sociedade. 1 ed. Belo Horizonte: NAD, UFMG, POSLIN, 2006, v. 1, p. 210-213.

MAINGUENAU, Dominique. Gênese dos Discursos. São Paulo: Parábola editorial, 2008.

MELO, J. M. de. A Opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

PINTO, Milton José. Comunicação e Discurso: introdução à análise de discursos. 2ª ed. São Paulo: Hacker Editores, 2002. 128 p.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.

Downloads

Publicado

2012-08-11