A religião midiatizada nas fronteiras entre público e privado: uma abordagem teórico-crítica

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino

Palavras-chave:

Mídia, Religião, Esfera Pública, Comunicação

Resumo

O objetivo deste texto é pensar como o processo de midiatização vem permitindo à religião redefinir sua presença nas fronteiras entre o público e o privado. A partir de pesquisa bibliográfica e de campo, observa-se como algumas dimensões da midiatização da religião interferem nesse desdobramento de fronteiras. São destacados três principais aspectos: (1) a dimensão comunicacional da religião como prerrogativa de sua presença nesse espaço; (2) examina-se o trânsito da religião midiatizada entre o público e o privado, pensado a partir do conceito de secularização; (3) a visibilidade midiática da religião como forma de interferência nos assuntos públicos. Propõe-se, por fim, uma reflexão crítica sobre o espaço do religioso no debate dos temas públicos.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino

Professor no PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero - SP.  Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

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Publicado

2012-08-11