O que postar no Twitter: A construção de discurso a partir dos veículos de comunicação de massa

Autores

  • Vanessa da Silva Figueiredo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)

Palavras-chave:

Newsmaking, agenda-setting, redes sociais, internet, Twitter.

Resumo

A atuação de perfis influentes no Twitter e como a sua credibilidade é construída se assemelharia bastante aos processos de produção de notícias e do agenda-setting. Na medida em que alguns dos usuários mais populares dessa rede social não possuem relações diretas com os meios de comunicação de massa tradicionais, seria pertinente a adoção do discurso jornalístico como orientador do que será publicado ou não em suas páginas pessoais. A partir do posicionamento tomado, e da coerência exposta na timeline do perfil, tais atores sociais se tornariam influentes tendo em vista que o conteúdo publicado denota credibilidade, estabelecendo, consequentemente, uma relação de confiança e relativa amplitude para os seus tweets. Isso se deve por estabelecer-se uma peridiocidade e uma linearidade aos fatos postados em sua página.

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Biografia do Autor

Vanessa da Silva Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)

Mestranda do PPGCOM da PUC/RJ e graduada pela Universidade Federal Fluminense em Produção Cultural. Atualmente, desenvolve pesquisa em interações em sites de redes sociais, especialmente no que concerne à emergência de "microcelebridades".

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Publicado

2012-08-11