Cibertíteres: Sobre um possível discurso marxista nos filmes de Alex Rivera
Palavras-chave:
Why Cybraceros?, Sleep Dealer, Alex Rivera, marxismo, cinemaResumo
O objetivo desta comunicação é analisar um possível discurso marxista nos filmes Why Cybraceros? e Sleep Dealer, ambos do cineasta Alex Rivera. Why Cybraceros?, mockumentary em curta-metragem de 1997, “remixa” a política americana para os trabalhadores estrangeiros nos anos 1940 com os conceitos de “trabalho-em-casa” e tecnologias de telepresença. Lançado em 2008, Sleep Dealer expande essa idéia para um filme de longa-metragem. Considerado uma espécie de "Matrix latino-americano", Sleep Dealer elabora uma distopia especulativa em torno de conceitos como reificação, alienação, capital globalizado, o impacto da tecnologia na vida cotidiana e as relações sociais mediadas por tecnologias de telepresença.
Downloads
Referências
BOOKER, M. Keith e Anne-Marie Thomas. The Science Fiction Handbook. Chichester/Oxford/Malden: Wiley-Blackwell, 2009.
CALVIN, Ritch. Sleep Dealer. SFRA Review #289, Summer 2009, pp. 19-20.
EAGLETON, Terry. Marxismo e Crítica Literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a Fotografia: Para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D’Água, 1998.
FREEDMAN, Carl. Marxism and Science Fiction. In: James Gunn, Marleen S. Barr and Mathew Candelaria (eds.) Reading Science Fiction. London: Palgrave, 2009, pp. 120-32.
JAMESON, Fredric. “Progress Versus Utopia; or, Can We Imagine the Future?” Science Fiction Studies #27, vol. 9, part 2, July 1982, disponível em http://www.depauw.edu/sfs/backissues/27/jameson.html
LIM, Dennis. “At the Border Between Politics and Thrills”. The New York Times. 15/03/2009. Disponível em http://www.nytimes.com/2009/03/15/movies/15denn.html
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).