Procurado e desejado: olhares de/sobre Roman Polanski

Autores

  • Jonathan Raphael Bertassi da Silva FFCLRP/USP
  • Lucília Maria Sousa Romão FFCLRP/USP

Palavras-chave:

discurso, cinema, memória discursiva, arquivo discursivo, Roman Polanski

Resumo

Com este artigo, interpretamos sob a luz do referencial teórico da Análise do Discurso francesa as regularidades e rupturas discursivas presentes no polêmico episódio envolvendo a condenação, prisão e fuga do cineasta Roman Polanski e os efeitos de sentido inscritos em um de seus filmes, Repulsa ao Sexo (1965). Interessa-nos compreender os sentidos sobre patriarcalismo, violência contra a mulher, liberdade sexual feminina e a memória que sustentam os dizeres do/sobre a polêmica com o cineasta e sobre sua obra. Para enriquecer as análises, mobilizaremos também recortes de blogs e trechos do documentário Roman Polanski: Procurado e Desejado (2008), abrindo assim o leque de interpretações possíveis sobre nosso corpus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Raphael Bertassi da Silva, FFCLRP/USP

Mestrando em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Possui graduação em Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP/USP. Apoio: FAPESP: 2010/02844-3; Laboratório Discursivo E-l@dis – FAPESP 2010-510290.

Lucília Maria Sousa Romão, FFCLRP/USP

Livre-docente em Ciência da Informação, Profa. Dra. do curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. Profa. colaboradora do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Bolsista CNPQ. Laboratório Discursivo E-l@dis – FAPESP 2010-510290.

Downloads

Publicado

2012-08-11