Procurado e desejado: olhares de/sobre Roman Polanski
Palavras-chave:
discurso, cinema, memória discursiva, arquivo discursivo, Roman PolanskiResumo
Com este artigo, interpretamos sob a luz do referencial teórico da Análise do Discurso francesa as regularidades e rupturas discursivas presentes no polêmico episódio envolvendo a condenação, prisão e fuga do cineasta Roman Polanski e os efeitos de sentido inscritos em um de seus filmes, Repulsa ao Sexo (1965). Interessa-nos compreender os sentidos sobre patriarcalismo, violência contra a mulher, liberdade sexual feminina e a memória que sustentam os dizeres do/sobre a polêmica com o cineasta e sobre sua obra. Para enriquecer as análises, mobilizaremos também recortes de blogs e trechos do documentário Roman Polanski: Procurado e Desejado (2008), abrindo assim o leque de interpretações possíveis sobre nosso corpus.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).