The Facebook
Palavras-chave:
Rede Social, Transparência, Formas de Governo.Resumo
A resenha é do livro O Efeito Facebook, escrito por David Kirkpatrick, publicado em 2011, no Brasil. O texto faz uma análise a partir das declarações emitidas por Mark Zuckerberg e alguns dos atuais governos estatais. Eles serão avaliados sob os conceitos de público e privado de John Thompson, os valores norte-americanos identificados por Alexis de Tocqueville e uma parte da história da Internet contada por Manuel Castells, e as fronteiras assinaladas por Milton Santos e Edward Said.Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges; Revisão técnica Paulo Vaz. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
KIRKPATRICK, David. O Efeito Facebook: Os bastidores da empresa que conecta o mundo. Tradução Maria Lúcia de Oliveira. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.
SAID, EDWARD W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. / Edward W. Said, tradução Rousara Eichenberg. - São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro e São Paulo; Editora Record: 12ª Edição, 2005.
THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução: Wagner de Oliveira Brandão; Revisão da Tradução: Leonardo Avritzer. Ed. Vozes: 2º Edição, Petrópolis, RJ. 1999.
TOCQUEVILLE, Alexis de. Da democracia na América. Traduzido e condensado por José Lívio Dantas. – Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).