The Facebook

Autores

  • Luisa Maranhão de Araújo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Rede Social, Transparência, Formas de Governo.

Resumo

A resenha é do livro O Efeito Facebook, escrito por David Kirkpatrick, publicado em 2011, no Brasil. O texto faz uma análise a partir das declarações emitidas por Mark Zuckerberg e alguns dos atuais governos estatais. Eles serão avaliados sob os conceitos de público e privado de John Thompson, os valores norte-americanos identificados por Alexis de Tocqueville e uma parte da história da Internet contada por Manuel Castells, e as fronteiras assinaladas por Milton Santos e Edward Said.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Maranhão de Araújo, Universidade de Brasília

Mestranda da Linha de Pesquisa em Teorias e Tecnologias da Comunicação, da Universidade de Brasília (UnB).

Referências

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges; Revisão técnica Paulo Vaz. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

KIRKPATRICK, David. O Efeito Facebook: Os bastidores da empresa que conecta o mundo. Tradução Maria Lúcia de Oliveira. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

SAID, EDWARD W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. / Edward W. Said, tradução Rousara Eichenberg. - São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro e São Paulo; Editora Record: 12ª Edição, 2005.

THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução: Wagner de Oliveira Brandão; Revisão da Tradução: Leonardo Avritzer. Ed. Vozes: 2º Edição, Petrópolis, RJ. 1999.

TOCQUEVILLE, Alexis de. Da democracia na América. Traduzido e condensado por José Lívio Dantas. – Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1998.

Downloads

Publicado

2012-09-14