Cheia de Charme: A classe trabalhadora no paraíso da cibercultura

Autores

  • Gisela Grangeiro da Silva Castro PPGCOM ESPM, S. Paulo

Palavras-chave:

comunicação e consumo, cibercultura, entretenimento, telenovela, convergência midiática

Resumo

Dada a liderança da Rede Globo no cenário midiático brasileiro, este trabalho toma como objeto de análise as estratégias utilizadas na telenovela Cheias de Charme para incentivar a interação com os usuários de redes sociais na internet. A telenovela participa da pedagoria social, notadamente junto ao público que tem a televisão como principal fonte de lazer no cotidiano. Cheias de Charme dirige-se à classe C e elege a figura da empregada doméstica como protagonista. No complexo e excludente ecossistema comunicacional atual, destaca-se o crescimento do acesso aos meios digitais por parte das classes menos favorecidas e a relevância do internauta brasileiro nas redes sociais digitais. Ao examinar a transmidiação desta narrativa, discute-se a hibridização comunicação, consumo e entretenimento em nossos dias.

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Biografia do Autor

Gisela Grangeiro da Silva Castro, PPGCOM ESPM, S. Paulo

Docente e pesquisadora do PPGCOM-ESPM, tendo sido coordenadora do Programa de 2008 a 2011. Conselheira da ABCiber, tendo exercido o cargo de Diretora de Comunicação da associação no período 2009-2011, sócia da Intercom e editora da revista Comunicação, Mídia e Consumo.

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Publicado

2013-02-05