As singularidades do espaço audiovisual brasileiro nos anos 2000: Reflexões sobre convergência, cinema e televisão

Autores

  • Lia bahia Cesário UFF

Palavras-chave:

Convergência, circularidade, cinema, televisão, Brasil

Resumo

A ideia de convergência se consolida como um recurso discursivo de progressivo destaque no mundo contemporâneo. No Brasil, a convergência se insere no planejamento do espaço audiovisual e gera novas oportunidades e contradições produtivas. Os anos 2000 apontam para uma transição política no campo audiovisual nacional que exige repensar as concepções historicamente estabelecidas. As experiências recentes de trânsito entre cinema e televisão no Brasil evidenciam dinâmicas entre a tendência mundial da convergência transmidiática e o histórico local de segregação entre os meios. Este artigo tem por objetivo refletir sobre as singularidades e limites do recurso da convergência no espaço audiovisual brasileiro contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia bahia Cesário, UFF

Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ, é mestre em Comunicação Social pela UFF , com a dissertação "Uma análise do campo cinematógrafico sob a perspectiva industrial". É doutoranda em Comunicação social pela UFF,, sob orientação do Doutor Tunico Amancio. Foi coordenadora do Núcleo do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Gerente de Fomento e Difusão da Riofilme, tendo elaborado e executado várias políticas para o desenvolvimento do audiovisual no Rio de Janeiro. Participa de Congresso, Fóruns e Seminários da Indústria Audiovisual e publica artigos em revistas especializadas.

Referências

BAKHTIN. Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento. São Paulo: Hucitec, 2010.

BUTCHER, Pedro. A dona da história. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (Dissertação de Mestrado).

________________. O cinema brasileiro hoje. São Paulo: Publifolha, 2005.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: Estrategias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

COSTA, Flavia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

GINZBURG, Carlos. O queijo e os Vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GUNNING, Tom. The cinema of attraction:Eraly films, its spectator anda avant-garde In ELSAESSER, Thomas (Ed.). Eraly Cinema: Space-Frame-Narrative, London, BFI, 1990.

____________. Cinema e História. Fotografias animadas. Contos do esquecido futuro do cinema. In Xavier, Ismail (org.) O cinema no século. RJ, Imago Ed., 1996.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KOMPARE, Derek. DVD Box. Sets and the reconception of television, in Television and New Media Vol. 7 Num.4, Novembro de 2006, p. 335-360.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, SP, Papurus, 2008.

LIPOVETSKY. Gilles. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2001.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (org.). História da televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

SCHWARZ. Roberto. Cultura e Política. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2013-02-05