Aspectos da incidência da convergência no telejornalismo: Análise de fragmentos de casos do contexto brasileiro

Autores

  • Eloisa Joseane da Cunha klein Unisinos

Palavras-chave:

convergência, telejornalismo, circulação social, midiatização, Profissão Repórter.

Resumo

Este texto tece considerações sobre afetações da midiatização no campo do jornalismo no contexto da convergência digital, considerando-se alterações na produção da notícia, mudança na relação dos atores do campo e destes com a esfera de recepção midiática. O texto faz considerações preliminares sobre os modos pelos quais o telejornalismo dialoga com as ferramentas digitais – a partir de análise parcial do modo como o programa televisivo Profissão Repórter utiliza tais ferramentas. Também são tensionados dois casos sobre a afetação dos usos sociais das mídias digitais no telejornalismo: o primeiro, vinculado à repercussão de edição do programa Profissão Repórter sobre violência doméstica (2009); o segundo, a repercussão no telejornalismo de caso destacado nas redes sociais. Com isso, tecemos considerações sobre as questões de circulação comunicacional, acentuadas pela convergência digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Joseane da Cunha klein, Unisinos

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Especialização em Humanidades pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Graduaca em Comunicação Social - Jornalismo pela Unijuí.

Referências

BRAGA, José Luiz. O Pasquim e os anos 70. Brasília/DF: Editora Universidade de Brasília, 1991.

______________. Midiatização: a complexidade de um novo processo social. IHU online. Revista do Instituto Humanitas Unisinos. São Leopoldo, 13 de abril de 2009. Edição 289.

______________. Mediações e Mediatização. Circuitos versus Campos Sociais. São Leopoldo: Unisinos, 2011.

BELOCHIO, Vivian de Carvalho; ZAGO, Gabriela. O Pro-Am como estratégia jornalística no Twitter: Apontamentos para discussão. Estudos em Jornalismo e Mídia. Volume 7 Nº 2 • Julho a Dezembro de 2010.

BELOCHIO, Vivian de Carvalho. Jornalismo em contextos de convergência: implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora. Tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Defendida em 23 de julho de 2012.

CASTILHO, Carlos. Twitter pressiona uma mudança no foco da atividade jornalística. Observatório da imprensa. 24/05/2011. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/twitterpressiona-uma-mudanca-no-foco-da-atividade-jornalistica> Acesso em Jul 2011.

DEAK, Andre; MALCHER, Andressa. @belemtransito: o Twitter na hora do rush. Jornalismo Digital. Publicado em 09 de novembro de 2011.

http://www.jornalismodigital.org/2011/11/belemtransito-o-twitter-na-hora-do-rush/.

DIZARD Jr, Wilson; JORGE, Edmond; QUEIROGA, Tony. A nova mídia. A comunicação de massa na era da informação. Jorge Zahar Editor Ltda, 1998.

FAUSTO NETO, Antonio. Enunciação midiática: das gramáticas às ‘zonas de pregnâncias’. Seminário Midiatização e Processos Sociais - Aspectos Metodológicos. São Leopoldo: Unisinos, 2008c.

______________. Jornalismo: sensibilidade e complexidade. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.17-30, dez. 2009.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2008.

LIMA, Fábio Fernando. A metadiscursividade em entrevista televisiva e suas correlações com as estratégias argumentativas. Estudos Lingüísticos. N. XXXV, 2006. p. 782-791.

JENKINS, Henry. ‘O jovem é o guardião da cultura’. Entrevista a PORTO, Bruno. O Globo. Publicado em 25/05/2010. Disponível em http://oglobo.globo.com/megazine/henry-jenkins-jovem-o-guardiao-da-cultura-3002904.

___________. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KLEIN, Eloísa Joseane da Cunha. Circuitos comunicacionais ativados pela autorreferência didática no jornalismo: o caso do Profissão Repórter. Tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Defendida em 12 de abril de 2012.

LOPES, Flávia Valério. A reconfiguração dos veículos tradicionais de informação frente à popularização das mídias sociais. Trabalho apresentado no DT 5 – Comunicação Multimídia do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 13 a 15 de maio de 2010.

LÜDTKE, Sérgio. Como o Twitter mudou o jornalismo. Disponível em: <http://interatores.wordpress.com/sobre-interatores>. Acesso em Jul 2011.

LUHMANN, Niklas. Essays on self-reference. New York: Columbia University Press, 1990.

______________. The reality of the mass media. Stanford, California: Stanford University Press, 2000.

PORTO, Sergio Dayrell (org). O jornal, da forma ao sentido. 2ª ed. Brasília: UNB, 1997.

RÉGIS, Fátima. Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura. Dociê ABCiber. Revista Famecos. Porto Alegre nº 37 dezembro de 2008.

RICOUER, Paul. Interpretation theory: discourse and the surplus of meaning. Fort Worth: Texas Christian University Press, 1976.

SAAD, Beth. Estratégias para a mídia digital: Internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Os impactos das novas mídias sobre a cultura. In VILLARES, Fábio (org.). Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): Impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: Editora e-papers, 2008.

SILVA JR, José Afonso. Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no jornalismo, com estudo de caso do Grupo Estado de São Paulo (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. FACOM/UFBA, Salvador, 2000.

SOBRAL, Cláudia. Twitter: uma nova ferramenta para os jornalistas. Publicado: 03.02.2009. Disponível em <http://jpn.icicom.up.pt/2009/02/03/twitter_uma_nova_ferramenta_para_os_jornalistas.html> Acesso em 2010.

TORRES, Cleyton Carlos. A vez do Twitter no jornalismo. Observatório da Imprensa. 01/02/2011, edição 627. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_vez_do_twitter_no_jornalismo>. Acesso em 2011.

______________. Imprensa: Jornalismo de Twitter não é jornalismo. Jornal de Sobradinho. 21 Set 2011. Disponível em: <http://webjornalismo.blogspot.com/search/label/Twitter>. Acesso em out 2011.

Downloads

Publicado

2013-02-05