Editorial

Autores

  • Bruno Campanella
  • Felipe Muanis

Resumo

As mídias vivem os constantes desafios da regionalização de sua comunicação, muitas vezes inviabilizada pelo caráter comercial de grandes empresas ou políticas que não a priorizam. Tais embates evidenciam a urgência no debate e na proposição de projetos consistentes que permitam uma maior integração entre as diversas regiões do país, propondo novos fluxos, contra hegemônicos, que permitam não apenas a ex- pressão regional, viabilizando e incentivando a produção local, mas permitindo sua difusão nos grandes centros urbanos. Nesse sentido, o regional assume uma variedade de eixos possíveis de análise, em si ou em oposição a um espaço central, seja na periferia de uma grande cidade, no interior de uma região, país, ou em domínio continental. Tais cruzamentos em que se evidenciam relações desiguais, muitas vezes po- tencializadas ou mesmo criadas pelas mediações, favorecem o surgimento de modelos discursivos sobre esses espaços.

Esta edição da revista Ciberlegenda espelha a variedade de enfoques caros a esse debate, sobrepondo aspectos distintos sobre o tema. Os oito artigos que compõem a edição “A Regionalização e democratiza- ção das comunicações: desafios da comunicação regional frente os grandes centros midiáticos”, buscam oferecer enfoques variados que permitem um reposicionamento do seu leitor diante dos desafios das relações entre os distintos espaços discursivos e interpretativos da comunicação. Seja através dos espaços físicos, como os estudos de produções audiovisuais nos países latino-americanos, ou pela representação do Brasil feita nas páginas da imprensa britânica, conferindo ao país uma identidade particular. Coincidentemente, observa-se na edição um especial interesse por parte dos autores para a temática televisiva, seja através da análise de canais privados regionais ou públicos, do jornalismo esportivo, ou de programas que buscam dialogar com a pluralidade do cinema documental de diversos pontos do país. A discussão episte- mológica que contempla a compreensão da relação entre comunicação regional e desenvolvimento tratada em um dos artigos sugere uma ligação entre os demais trabalhos.

A Ciberlegenda lança a partir desse número, como estratégia de iniciar o processo de internacionaliza- ção da revista, a publicação também da versão em inglês de um dos artigos selecionados. Agradecemos a colaboração de todos os autores que participaram desta edição, desejamos uma boa leitura e aproveita- mos, também, para agradecer o valioso trabalho da equipe editorial e dos pareceristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28