Dimensões estruturais da mídia pública no Brasil: Análise comparativa de indicadores-chaves em organizações de radiodifusão

Autores

  • Sivaldo Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Mídia pública, radiodifusão, políticas de comunicação, transparência, participação

Resumo

A ideia de mídia pública é um dos pilares do sistema de radiodifusão em diversos países, principalmente aqueles de tradição democrática. No Brasil, é possível identificar um campo de emissoras não-comerciais, em sua maioria atuando regionalmente, que se espelham no conceito de public broadcasting ou almejam esta qualificação. Pressupondo que devem ser permeadas por determinados princípios estruturais, o objetivo deste artigo é trazer um mapeamento de indicadores-chaves. O estudo foi aplicado em 33 organizações regionais e 1 nacional que compõem o chamado campo da mídia pública. Os resultados demonstram que há um baixo nível de transparência neste conjunto; poucos instrumentos de participação e um fraco desenvolvimento de mecanismos estruturais de autonomia e independência.

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Biografia do Autor

Sivaldo Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2013-12-28