Espaço, território, região: pistas para um debate sobre comunicação regional

Autores

  • Roberto Reis de Oliveira Universidade de Marília, Marília - SP; Faculdades Faccat, Tupã - SP

Palavras-chave:

Espaço, Território, Região, Comunicação Regional, Desenvolvimento.

Resumo

Os meios de comunicação constituem importantes agentes de mudança nos territórios em que coletam, tratam e difundem informações  jornalísticas, publicitárias e de entretenimento, a começar pela visibilidade que conferem a fatos, indivíduos e instituições – públicas e privadas. Neste sentido, empresas de comunicação ditas regionais podem se constituir, ao lado de outros elementos – econômicos, sociais, culturais e tecnológicos -, atores de desenvolvimento das regiões em que se situam e realizam suas práticas. O trabalho apresenta conceitos-chave para o estudo da comunicação regional, quais sejam espaço, território e região, enfatizando as contribuições de Milton Santos e Pierre Bourdieu. De caráter inicial, o trabalho pauta-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se que o refinamento dos conceitos pode aprofundar a compreensão da relação entre comunicação regional e desenvolvimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Reis de Oliveira, Universidade de Marília, Marília - SP; Faculdades Faccat, Tupã - SP

Comunicação

Jornalismo

Teorias da Comunicação

Mídia Regional, Local e comunitária

Referências

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz (português de Portugal). 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. Trad. Fernando Tomaz (português de Portugal).

BOURDIN, A. A questão local. São Paulo: DP&A, 2001.

ORTIZ, Renato. Um outro território. In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira [Org.]. Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: Educ/Universidade Federal de Sergipe, 1999, p. 51-72.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

2013-12-28