Mediações luso-brasileiras: A jornada afetiva de Roberto Leal e algumas questões de identidade imigrante no filme Milagre, o poder da fé (1979)

Autores

  • Tiago José Lemos Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis

Palavras-chave:

Imigração portuguesa no Brasil, Roberto Leal, música portuguesa, cinema luso-brasileiro.

Resumo

Milagre, o poder da fé, é um longa-metragem brasileiro de 1979, dirigido por Hércules Breseghelo e protagonizado pelo cantor português Roberto Leal. Sua trama, de contornos autobiográficos, narra uma história de superação que promove valores como o trabalho abnegado, o sacrifício pela família e a redenção pela fé. Sustento como hipótese que um filme como Milagre insere-se numa tradição de artefatos midiáticos endereçados à comunidade imigrante lusa residente no país, como o nacional-cançonetismo dos anos 1960 e 1970, no âmbito do qual o cantor Roberto Leal desempenha um importante papel de mediador cultural e afetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago José Lemos Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis

TIAGO JOSÉ LEMOS MONTEIRO é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2010, atua como Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Criação Audiovisual e o curso de Pós-Graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação. Autor do livro Tudo isto é pop (Editora Caetés, 2013), sobre as articulações entre formas tradicionais e quadros de modernidade na música popular massiva e midiática portuguesa contemporânea. A tese de doutoramento que resultou no livro foi contemplada pelo Prêmio Funarte 2012 de Produção Crítica em Música e obteve menção honrosa na 8ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, atribuída pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Referências

Referências bibliográficas

ALVES, Vera Marques. “A poesia dos simples”: arte popular e nação no Estado Novo. Etnográfica. Lisboa: Centro de Estudos de Antropologia Social do ISCTE, v.1, n.11, p. 63-89, mai. 2007.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: EdUFMG, 1998.

CORREIA, Mario. Música popular portuguesa: um ponto de partida. Coimbra: Centelha/Mundo da Canção, 1984.

ESSINGER, Silvio. Arrebitando de novo. O Globo, Rio de Janeiro, 17 ago. 2011. Segundo Caderno, p. 1.

LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. Imigração portuguesa no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2001.

MELO, Daniel. Salazarismo e cultura popular (1933-1958). Lisboa: Instituto de Ciências Sociais/UL, 2001.

MIRANDA, Luís Leal. De Gulpilhares à Gulbenkian em quatro passos. i Informação, Lisboa, 01 mar. 2009. Disponível em: <http://www.ionline.pt/conteudo/26673-de-gulpilhares--gulbenkian-em-quatro-passos>. Acesso em: 26 jun. 2011.

PAULO, Heloísa. A colónia portuguesa do Brasil e o cinema no Estado Novo: meios e limites de um veículo de propaganda. In: TORGAL, Luís Reis. O cinema sob o olhar de Salazar. Coimbra: Círculo de Leitores, 2011. pp. 117-136.

RODRIGUES, Flávia. A safra de profissionais que está a chegar, ó pá! Brasil está na sua quarta leva de imigrantes portugueses. Desta vez, recebe executivos. O Globo, Rio de Janeiro, 24 fev. 2008. Boa Chance, p. 1-3.

MONTEIRO, Tiago José Lemos . Muito além da 'Casa Portuguesa': uma análise dos intercâmbios musicais populares massivos entre Brasil e Portugal. MATRIZes, São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, v. 2, n. 1, p. 227-241, 2008a.

______. Cartografias do imaginário navegante: reflexões sobre a identidade narrativa diaspórica, o senso comum mítico e o (des)conhecimento da cultura portuguesa contemporânea no Brasil. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2008: Comunicação e Cidadania, Braga: LUSOCOM/SOPCOM/CECS, v. 8, n. 8, p. 21-35, 2008b.

______. Como é linda a minha aldeia : o papel dos gêneros musicais massivos na construção de uma imagem mítica de Portugal. E-compós. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 12, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2009a. Disponível em: < http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/349/319>. Acesso em: 06. out. 2011.

______. “Tricanas às margens do Tejo”: o papel dos gêneros musicais massivos na construção de uma imagem de Portugal como destino turístico sob a égide do Salazarismo. In: CONGRESSO DA FEDERAÇÃO LUSÓFONA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 8., 2009, Lisboa. Anais... Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2009b. Mídia digital.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2006.

SECCO, Lincoln. A revolução dos Cravos e a crise do império colonial português. São Paulo: Alameda, 2004.

Referencias filmográficas:

Milagre, o poder da fé. BRESEGHELO, Hércules. Brasil: 1979. 95 minutos.

Portugal...minha saudade. MAZZAROPI, Amácio & ZAMUNER, Pio. Brasil: 1974. 100 minutos.

Downloads

Publicado

2014-08-05