A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: Um estudo do caso Diário de Notícias e Público
Palavras-chave:
Brasil, Jornalismo, Mídia Impressa, Portugal, RepresentaçãoResumo
O escrutínio internacional tem se intensificado sobre o Brasil, principalmente pelo seu crescimento econômico, desenvolvimento social, além da escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede para dois grandes eventos mundiais – a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O objetivo deste trabalho é descobrir as imagens e representações do Brasil que foram propagadas nas produções noticiosas da mídia impressa portuguesa. Questiona-se quais são as temáticas mais utilizadas pelo Público e Diário de Notícias com relação à representação do Brasil, no período de setembro a novembro de 2012 e posteriormente em setembro de 2013. A investigação aqui realizada se trata de uma pesquisa histórico-descritiva, de método hipotético-dedutivo, com procedimento estudo de caso e abordagem de métodos mistos: qualitativa-quantitativa.
Downloads
Referências
AMADO, Joana. Joana Amado: Entrevista I. [11. dez. 2012]. Entrevistador: Bruno César Brito Viana. Lisboa, 2012. 1 arquivo mp3 (29min).
BALDISSERA, R. Imagem-conceito, a indomável orgia dos significados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26. setembro de 2003, Belo Horizonte-MG. Anais... São Paulo: Intercom, 2003. CD-ROM.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 2004. 226 p.
BIGNAMI, Rosan. A Imagem do Brasil no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
CUNHA, Isabel Ferin. Transição e Telenovela: o ano de 1977. São Vicente: Actas do IV Lusocom, 2000.
FAUSTINO, Paulo. A Imprensa em Portugal: transformações e tendências. Media XXI: Lisboa, 2004.
FIDALGO, Joaquim. Novos desafios para a imprensa escrita e para o jornalismo. In: PINTO, M. (coord.) et al. A Comunicação e os Media em Portugal – Cronologia e leitura de tendências. Braga: Instituto de Ciências Sociais / Universidade do Minho, 2000, p.53-75.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
SOUSA, Jorge Pedro. Imagens do Brasil na imprensa portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXIII. Anais... Salvador, Intercom, 2000.
_______. A Utilização de Fontes Anônimas no Noticiário Político dos Diários Portugueses de Referência: Um Estudo Exploratório. Trabalho apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Comunicação. Salvador, 1-5 de setembro, 2002.
TADEU, Pedro. Entrevista II. [11. dez.2012]. Entrevistador: Bruno César Brito Viana. Lisboa, 2012. 1 arquivo mp3 (35min).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).