A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: Um estudo do caso Diário de Notícias e Público

Autores

  • Bruno Cesar Brito Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Brasil, Jornalismo, Mídia Impressa, Portugal, Representação

Resumo

O escrutínio internacional tem se intensificado sobre o Brasil, principalmente pelo seu crescimento econômico, desenvolvimento social, além da escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede para dois grandes eventos mundiais – a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O objetivo deste trabalho é descobrir as imagens e representações do Brasil que foram propagadas nas produções noticiosas da mídia impressa portuguesa. Questiona-se quais são as temáticas mais utilizadas pelo Público e Diário de Notícias com relação à representação do Brasil, no período de setembro a novembro de 2012 e posteriormente em setembro de 2013. A investigação aqui realizada se trata de uma pesquisa histórico-descritiva, de método hipotético-dedutivo, com procedimento estudo de caso e abordagem de métodos mistos: qualitativa-quantitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Cesar Brito Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos da Mídia pela UFRN

Referências

AMADO, Joana. Joana Amado: Entrevista I. [11. dez. 2012]. Entrevistador: Bruno César Brito Viana. Lisboa, 2012. 1 arquivo mp3 (29min).

BALDISSERA, R. Imagem-conceito, a indomável orgia dos significados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26. setembro de 2003, Belo Horizonte-MG. Anais... São Paulo: Intercom, 2003. CD-ROM.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 2004. 226 p.

BIGNAMI, Rosan. A Imagem do Brasil no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CUNHA, Isabel Ferin. Transição e Telenovela: o ano de 1977. São Vicente: Actas do IV Lusocom, 2000.

FAUSTINO, Paulo. A Imprensa em Portugal: transformações e tendências. Media XXI: Lisboa, 2004.

FIDALGO, Joaquim. Novos desafios para a imprensa escrita e para o jornalismo. In: PINTO, M. (coord.) et al. A Comunicação e os Media em Portugal – Cronologia e leitura de tendências. Braga: Instituto de Ciências Sociais / Universidade do Minho, 2000, p.53-75.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

SOUSA, Jorge Pedro. Imagens do Brasil na imprensa portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXIII. Anais... Salvador, Intercom, 2000.

_______. A Utilização de Fontes Anônimas no Noticiário Político dos Diários Portugueses de Referência: Um Estudo Exploratório. Trabalho apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Comunicação. Salvador, 1-5 de setembro, 2002.

TADEU, Pedro. Entrevista II. [11. dez.2012]. Entrevistador: Bruno César Brito Viana. Lisboa, 2012. 1 arquivo mp3 (35min).

Downloads

Publicado

2014-08-09