Expressões da mobilidade na comunicação das marcas de telefonia celular de Angola, Brasil e Portugal.

Autores

  • Silvio Koiti Sato ECA USP
  • Clotilde Perez ECA USP

Palavras-chave:

telefonia móvel, mobilidade, marca, publicidade, semiótica

Resumo

Esteartigo pretende avaliar comparativamente a comunicação das marcas de telefoniamóvel em diferentes contextos socioculturais. Partimos da hipótese de que os diferentes estágios de desenvolvimento da telefonia móvel em nível mundial são refletidos na identidade e napublicidade dasmarcas. Avaliamos expressividades marcárias de três países – Angola, Brasil e Portugal – que representam osdiferentes estágios mencionados anteriormente. Oroteiro metodológico baseou-se na semiótica de Charles Sanders Peirce (1977) eno trabalho de Santaella (2000, 2002), Perez (2004) e Lencastre (2007). Concluímos que o contexto sinsígnico dosetor é determinante nosbenefícios da mobilidade abordados pela comunicação das marcas, refletindo transformações locais específicas nas dimensões espaço-temporaiscom o uso das tecnologias sem fio.

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Biografia do Autor

Silvio Koiti Sato, ECA USP

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Bolsista CAPES. Graduado em Comunicação Social pela ESPM-SP e Especialista em Administração de Empresas pela FGV-SP. Pesquisador do GESC3– Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

Clotilde Perez, ECA USP

Livre-docente em Ciências da Comunicação pelaECA USP. Doutora em Comunicação e Semiótica. Professora do Programa dePós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Vice-líder do GESC3– Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

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Publicado

2014-08-09