A celebritização da sociedade e da cultura: entendendo a dinâmica estrutural da cultura da celebridade
Resumo
Em debates recentes sobre a crescente proeminência das celebridades na sociedade e na cultura, muitosacadêmicos começaram a usar os termos ‘celebrificação’ e ‘celebritização’ de forma misturada. Este artigo contribuipara esses debates primeiramente ao distinguir e claramente definir ambos os termos, e especialmente ao apresentaro modelo conceitual multidimensional da celebritização para remediar as atuais abordagens partidárias que obscurecemsua complexidade empírica e teórica. Aqui, a ‘celebrificação’ captura a transformação de pessoas comunse figuras públicas em celebridades, enquanto a ‘celebritização’ se conceitua como um metaprocesso que capturaa natureza em mutação, assim como a inserção social e cultural da celebridade, que pode ser observada por meiode sua democratização, diversificação e migração. Discute-se que essas manifestações de celebritização são motivadaspor três diferentes, porém relacionadas, forças estruturantes: midiatização, personalização e comoditização.
PALAVRAS-CHAVE celebrificação; celebritização; celebridade; comoditização; democratização;diversificação; midiatização; migração; neoliberalismo; personalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).