As revistas de celebridade na cultura tabloide: fama e convocação

Autores

  • Márcio Serelle PUC Minas
  • Fernanda Medeiros PUC Minas

Palavras-chave:

Jornalismo de celebridades, cultura tabloide, dispositivo de enunciação, Caras e Quem, revistas brasileiras.

Resumo

Este artigo busca investigar as funções das revistas de celebridade na cultura tabloide, com incursão no contexto brasileiro. Para isso, realiza três movimentos, a saber: estabelece a formação discursiva desses textos, na passagem do colunismo classista para o de cobertura do “estamento do espetáculo” (PAIVA e SODRÉ, 2014); examina essas revistas à luz da noção de tabloidização; analisa aspectos do dispositivo de enunciação de Caras e Quem e a forma como essas revistas constroem e medeiam o universo da fama, entre o público e o privado. Entre as conclusões, destaca-se a maneira como as publicações ritualizam o midiático como centro de poder a partir de duas faces complementares, que distanciam e aproximam, ao mesmo tempo, o mundo dos célebres do universo dos leitores.

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Biografia do Autor

Márcio Serelle, PUC Minas

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, "Interações Midiáticas". Pesquisador do CNPq

Fernanda Medeiros, PUC Minas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas, "Interações Midiáticas".

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Publicado

2014-12-10