Imagem e subjetividade: narrativas fotográficas confessionais e a estética da afetividade
Palavras-chave:
Fotografia, Afetividade, Subjetividade, Cultura digital, Comunicação.Resumo
A hibridação câmera-rede presente em gadgets fotográficos determina um contexto de produção inédito e ainda muito recente frente à trajetória social da fotografia. A vocação afetiva da prática fotográfica, que sempre circundou a produção doméstica dos álbuns familiares, encontra nas redes sociais um contexto consonante, que é sustentado pela exacerbação dos afetos e por uma subjetividade envolta por narrativas confessionais. Buscando o entendimento dessa afetividade a partir da filosofia de Spinoza, este texto tem o objetivo de explorar este cenário de produção, propondo-o como um vetor da estética fotográfica que impulsiona o poder comunicativo da fotografia.
Downloads
Referências
ARMES, R. On vídeo: o significado do vídeo nos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1999.
ATHANASIOU, A.; HANTZAROULA, P.; YANNAKOPOULOS, K. Introduction: Towards a new epistemology: the “Affective Turn”. In: Performing Emotions: Historical and Anthropological Sites of Affect . Historein - Volume 8, 2008. Disponível em http://www.nnet.gr/historein/historeinfiles/histvolumes/hist08/historein8-intro.pdf. Acesso em 10/05/2013.
CANNITO, N. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.
CLOUGH, Patricia Ticineto. The affective turn: theorizing the social. Durham: Duke University Press, 2007.
MACIEL, S. D. . A literatura e os gêneros confessionais. In: Antonio Rodrigues Belon; Sheila Dias Maciel. (Org.). Em Diálogo - Estudos Literários e Lingüísticos. Campo Grande: Ed. UFMS, 2004, p. 75-91.
MEYER, P. I photograph to remember. Fotografias disponíveis em http://www.pedromeyer.com/galleries/i-photograph/ . Acesso em 27/06/2013.
SÉVÉRAC, P. O Conhecimento como o mais potente dos afetos. In: LIMA, A. (org.). O Mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche. São Paulo: Martins Fontes, 2009, pp. 17-58.
SPINOZA, B. Ética. São Paulo: Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).