(Re)inventando o autêntico na mídia: Ariano Suassuna e a espetacularização do narrador tradicional

Autores

  • Amilcar Almeida Bezerra UFPE

Palavras-chave:

Ariano Suassuna, Narrador, Mídia, Consumo, Celebridade

Resumo

Depois de consagrado nos círculos literários, o escritor Ariano Suassuna tornou-se também uma celebridade midiática nacional, devido às adaptações televisivas de sua obra. Entrevistas aos meios de comunicação de massa e conferências ao redor do país ajudaram a construir sua imagem pública como sertanejo desterrado na cidade e exímio contador de histórias. Ao analisar algumas dessas falas, procuramos inferir não apenas os valores que nortearam essa produção de sentido engendrada pelo autor, mas também tentamos compreender o fascínio que seu discurso tradicionalista exercia sobre o público brasileiro. Para nos auxiliar nessa tarefa, resgatamos as ideias de Walter Benjamin sobre o narrador tradicional, bem como reflexões de autores que tratam do lugar da sensibilidade romântica e da idealização do passado na cultura contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilcar Almeida Bezerra, UFPE

Professor assistente do Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua nas áreas de teoria social da mídia e sociologia da cultura.

Referências

ALVES, Elder Maia. A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. Maceió: UFAL, 2011.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. P. 165-196.

_________________. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. P. 197-221.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. Das Letras, 2010.

CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

LÖWY, Michael; SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1995.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: Neurose. Vol. 1. São Paulo: Forense Universitária, 2011.

ROJEK, Chris. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1979.

Downloads

Publicado

2014-12-10