A autenticidade que legitima: O blog Petiscos e a celebridade de Julia Petit
Resumo
O surgimento da web 2.0 dinamizou os ambientes da Internet, e possibilitou o desenvolvimento de novas ferramentas, transformando e reconfigurando a mídia. O sistema complexo da moda vem se apropriando dessas inúmeras ferramentas, trazendo para si novas possibilidades de comunicação e maneiras de falar sobre moda. Uma dessas novas possibilidades são os blogs, que se multiplicam a cada dia. Algumas destas plataformas ganham mais destaque do que outras e, neste sentido, este artigo pretende abordar o blog Petiscos[1], e como a sua criadora, Julia Petit, vem se tornando referência para o mundo da moda. Para isso, a noção de autenticidade atribuída à figura de Julia Petit será abordada como meio de entender o bem-sucedido caminho que esta blogueira[2] vem percorrendo, passando a ser reconhecida como uma celebridade fashion.
[2] Este termo é utilizado para nomear as donas dos blogs. Neste caso específico, blogs de moda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).