O show das poderosas: Anitta e a performance do sucesso feminino
Palavras-chave:
Anitta, Autenticidade, Mulher, Poder, Pós-feminismoResumo
O objetivo deste artigo é analisar quais são as concepções de poder feminino produzidas em torno da figura de Anitta, cantora de meteórico sucesso e enorme exposição na mídia. Pretende-se identificar que modelos de subjetividade feminina são engendrados por sua imagem como celebridade, especialmente no que tange à performance da autenticidade, ao imperativo da autoestima e à afirmação de padrões de feminilidade. Também busca-se analisar seu processo de celebrificação e entender porque o modelo da mulher poderosa provoca tamanha ressonância tanto junto ao público quanto junto ao mercado, sendo associado a um feminismo midiático contemporâneo.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1986.
ANITTA. De frente com Gabi. São Paulo: SBT, 28 jul. 2013. Programa de TV.
BOORSTIN, Daniel. The image. A guide to pseudo-events in America. New York, Vintage Books, 1992.
CATANIA, Fernanda. Meiga e abusada. Capricho nº1179, p. 20-25, 14 de julho de 2013.
CERQUEIRA, Lígia Campos de; CORRÊA, Laura Guimarães; ROSA, Maitê Gurgel. A cartilha da mulher adequada: ser piriguete e ser feminina no Esquadrão da Moda. In: Revista Contracampo, v. 24, n. 1, ed. julho, ano 2012. Niterói: Contracampo, 2012. Págs.: 120-139.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010.
ESSINGER, Silvio. A preparada. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo caderno,
p. 1-2, 21 jul. 2013.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2011.
________. História da Sexualidade – Volume 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE FILHO, João. Como ser uma “adolescente liberada” no terceiro milênio. In: Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e a micropolítica do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad, 2007
GENZ, Stéphanie; BRABON, Benjamin A. Postfeminism: cultural texts and theories. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.
GILL, Rosalind. Gender and the Media. New Hampshire: Polity Press, 2007.
KEY, Kelly. Baba. In: KEY, Kelly. Kelly Key. [Rio de Janeiro?]: Warner Music, 2001. CD. Faixa 5.
LEMOS, César. O amor não deixa (Love won’t let me). In: CAMARGO, Wanessa. Wanessa Camargo. [Miami?]: BMG/RCA Records, 2000. CD. Faixa 1.
LICHOTE, Leonardo. Show da ‘poderosa’ num belo álbum conceitual. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo caderno, p. 2, 21 jul. 2013.
MACHADO, Larissa. Menina má. In: Anitta. Anitta. Rio de Janeiro: Warner, 2013. CD. Faixa 1.
________. Show das poderosas. In: Anitta. Anitta. Rio de Janeiro: Warner, 2013. CD. Faixa 6.
MACHADO, Larissa; JUNIOR, Jeferson; REGINA, Claudia. Meiga e abusada. In: Anitta. Anitta. Rio de Janeiro: Warner, 2013. CD. Faixa 2.
MÃOZINHA; MARQUES, S.; TELES, C. Tremendo Vacilão. In: Perlla. Eu só quero ser livre. Rio de Janeiro: Deckdisk, 2006. CD. Faixa 2.
MEYERS, Erin. “Can you handle my truth?”: authenticity and the celebrity star image. The Journal of Popular Culture vol. 42, n. 5, 2009, p. 890-906.
MOLE, Tom. Byron’s romantic celebrity: industrial culture and the hermeneutic of intimacy. Basingstoke: Palgrave, 2007.
MOREIRA, Ricardo. Quando você passa (Turuturu turuturu). In: Sandy & Junior. Sandy e Junior. São Paulo: Universal Music, 2001. CD. Faixa 5.
PERROT, Michelle. As mulheres, o poder, a história. In: PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
________. Mulheres Públicas. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
ROSE, Nikolas. Psicologia como uma ciência social? Psicologia & Sociedade, 20 (2): 155 -164. London: University of London, 2008.
TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. São Paulo: Realizações, 2011.
TODATEEN, edição nº213, São Paulo: Alto astral, agosto de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).