Flaming e cyberbullying: o lado negro das novas mídias
Palavras-chave:
Novas mídias, flaming, flame war, cyberbullyingResumo
O presente estudo aborda a prática de flaming como variação de cyberbullying. Metodologicamente, propõem uma abordagem descritiva, aliada à pesquisa bibliográfica e estudos de caso. Como resultados principais: registra o fenômeno proposto; estabelece diferenças entre o flaming e outros comportamentos emparelhados; contextualiza o objeto e suas variações em diferentes contextos culturais. Contribui fornecendo bases descritivas para futuros desdobramentos em relação ao objeto ainda pouco abordado na literatura acadêmica dos estudos midiáticos, principalmente no Brasil.
Downloads
Referências
ALONZO, Mai; AIKEN, Miliam. Flaming in electronic communication. Decision Support System, V. 36, N. 3, 2004, p. 205-213.
BAKER, Paul. Moral panic and alternative identity construction in Usenet. Journal of Computer-Mediated Communication, V. 7, Issue 1, page 0, October 2001. Disponível em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2001.tb00136.x/full
DERY, Marc. Flame wars: the Discourse of Cyberculture. US: Duke University Press, 1994.
FERREIRA, Christine. Identidade, sujeito e fragmentação: Uma análise de stupeur et tremblements, de Amélie Nothomb. Cadernos Neolatinos, Ano V, n. 5, abril, 2006. Disponível em http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/publicacoes/cadernos-neolatinos/ano-v---ndeg-5/apresentacao.php
FRANCO, V.; et al. "Anatomy of a flame: conflict and community building on the Internet," Technology and Society Magazine, IEEE , vol.14, no.2, pp.12,21, Summer 1995.
JOHNSON, S. (1999). From linguistic molehills to social mountains? Introducing moral panics about language. Centre for Language in Social Life Working Paper 105. Lancaster University.
KRUGER, Justin; et al. Egocentrism over e-mail: Can we communicate as well as we think? Journal of Personality and Social Psychology, Vol 89(6), Dec 2005, p. 925-936.
KOWALSKI, Robin, et al. Cyberbullying: bullying in the Digital Age. Malden: John Wiley & Sons, 2012 – pp. 240.
KUBOTA, Yoko. Cyberbullying bedevils Japan. Reuters, 2007. Disponível em http://www.reuters.com/article/2007/11/12/us-japan-cyberbullying-idUST1761020071112
LEA, Martin; et al. (Ed). 'Flaming' in computer-mediated communication: Observations, explanations, implications. Contexts of computer-mediated communication. Hertfordshire, England: Harvester Wheatsheaf, 1992, (pp. 89-112).
LEE, Hangwoo. Behavioral strategies for dealing with flaming in an online forum. The Sociological Quarterly, Volume 46, Issue 2, pages 385–403, May 2005.
LERNER, David. Cyberbullying among Children in Japanese and American Middle Schools: An Exploration of Prevalence and Predictors. Thesis for the Degree Master of Arts. Arizona State University, 2011.
NAKAGAWA, Hisayasu. Introdução à cultura japonesa: ensaio de antropologia recíproca. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
O'SULLIVAN, P.B.; FLANAGIN, A.J. Reconceptualizing "flaming" and other problematic messages. New Media & Society, 5 (1), 2003, p. 69-94.
STEELE, G., et al. The Hacker’s Dictionary. New York: Harper & Row, 1983.
THOMPSEN, Philip A. Effects of pictographs and quoting on flaming in electronic mail. Computers in Human Behavior. V. 12, n. 2, 1996, pp. 225-243.
WARKER, Rebecca. Consciousness-raising in a child abuse flame war over fan fiction. Media International Australia, Incorporating Culture & Policy, 144, Aug, 2012: 19-262. Disponível em <http://search.informit.com.au/documentSummary;dn=716557784444688;res=IELLC>
WILLARD, Nancy. Cyberbullying and Cyberthreats: responding to the Challenge of Online Social. EUA: Research Press, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).