A Midiatização das Jornadas de Junho: o consumo na rede

Autores

  • Rafael Grohmann USP
  • Lívia Silva de Souza

Palavras-chave:

midiatização, manifestações, redes sociais digitais, consumo

Resumo

As chamadas “Jornadas de Junho”, série de manifestações populares ocorridas em junho de 2013 no Brasil, foram marcadas não somente pelo imenso volume de pessoas que foram às ruas, mas também pela sua evidente inscrição na sociedade midiatizada. O presente artigo explora os processos de midiatização e circulação de sentidos particularmente na esfera digital, culminando na análise de um anúncio publicitário e sua circulação na rede, em consonância com os acontecimentos de junho de 2013 no país.

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Biografia do Autor

Rafael Grohmann, USP

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de Jornalismo do FIAM-FAAM - Centro Universitário. Membro do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT / ECA-USP). E-mail: rafael-ng@uol.com.br

Lívia Silva de Souza

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³). E-mail: livia.2s@gmail.com

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Publicado

2014-12-10