Renovações do self-made man: meritocracia e empreendedorismo nos filmes À procura da felicidade e A rede social

Autores

  • Mayka Castellano UFRJ
  • Bruna Bakker UFRJ

Palavras-chave:

Self-made man, meritocracia, empreendedorismo, cinema, análise de discurso

Resumo

Neste artigo analisamos as transformações nas representações do mito do self-made mannorte-americano a partir da análise discursiva dos filmes “À procura da felicidade” (de Gabriele Muccino,2006) e “A rede social” (de David Fincher, 2010) que, ambientados em diferentes épocas e centrados nastrajetórias reais de existosos homens de negócio, remetem a distintos imaginários de carreira e de sucesso,alicerçados por ideias de meritocracia e de empreendedorismo.

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Biografia do Autor

Mayka Castellano, UFRJ

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Bolsista Faperj. Doutora pela mesma instituição na linha Mídia e Mediações Socioculturais.

Bruna Bakker, UFRJ

Mestre em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Referências

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Publicado

2015-06-24