Crítica expandida: Uma análise da crítica cinematográfica hipertextual na web

Autores

  • Susy Elaine da Costa Freitas Faculdade Martha Falcão (FMF)
  • Mirna Feitoza Pereira Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Palavras-chave:

Crítica expandida. Cinema expandido. Espaço acústico.

Resumo

Este artigo busca expor como a crítica cinematográfica se configura a partir da utilização de redes hipertextuais na web para sua produção, partindo do ponto de vista dos ecossistemas comunicacionais para compreender o fenômeno. Utilizou-se o conceito de cinema expandido, de Gene Youngblood (2001), e o conceito de espaço acústico, de Marshall McLuhan (1964; 1971; 1980), como base para estudar esse tipo de crítica. A formação da rede hipertextual da crítica foi observada a partir do site Metacritic, em coleta de dados realizada entre 3 de dezembro de 2012 e 3 de janeiro de 2013. Concluiu-se a crítica cinematográfica na web pode ser pensada como crítica expandida em espaço acústico, pois está para além da espacialidade bidimensional. A performance da leitura cria essa crítica expandida através de uma visualidade tátil expressa pela navegação. A fruição da crítica expandida é também sensória, cognitiva e multimídia, implicando em uma experiência focada em relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susy Elaine da Costa Freitas, Faculdade Martha Falcão (FMF)

Professora do curso de Comunicação da Faculdade Martha Falcão (FMF/DeVry). Formada em Letras - Língua Inglesa e Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Mestre em Ciências da Comunicação pela Ufam.

Mirna Feitoza Pereira, Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (mestrado acadêmico), do qual é a atual coordenadora. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAM). É líder do Mediação - Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação.

Referências

ABREU, Poliana Marta Ribeiro de. A crítica cinematográfica e suas adaptações ao suporte digital: breve análise do site críticos.com.br. In: Cambiassu, n. 4, p. 368-386, 2008.

FREITAS, Susy. Crítica cinematográfica na web: uma análise das resenhas de filme produzidas para a internet. 2011. 105 f. Monografia – Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

FREITAS, Susy; PEREIRA, Mirna Feitoza. Um estudo da crítica cinematográfica na web a partir do site Rotten Tomatoes. In: V Simpósio da Associação Brasileira de Cibercultura. Florianópolis. 2011. Simpósio. Anais.

FREITAS, Susy; PEREIRA, Mirna Feitoza. Cinema expandido e espaço acústico: fundamentos teóricos da construção do conceito de crítica expandida na web. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2013. Congresso. Anais.

FREITAS, Susy; PEREIRA, Mirna Feitoza. Paradigmas científicos para o estudo dos ecossistemas comunicacionais. In: Comunicação: visualidades e diversidades na Amazônia. Previsão de publicação em 2014.

GOW, Gordon A. Spatial metaphor in the work of Marshall McLuhan. In: Canadian Journal of Communication. v. 26, p. 63-80, 2001. Disponível em: < http://www.cjc-online.ca/index.php/journal/article/viewArticle/1254/1251>. Acesso em: 18. 03. 2013.

LEVINSON, Paul. Digital McLuhan: a guide to information millennium. London: Routeledge, 1999.

MACHADO, Irene. Sensus communis: para entender o espaço acústico em seu ambiente sensorial ressonante. In: E-Compós. Brasília, v.14, no.3, p.74-85, set./dez., 2011. E-ISSN 1808-2599.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MCLUHAN, Marshall; FIORE, Quentin; AGEL, Jerome. Guerra e paz na aldeia global. Rio de Janeiro: Record, 1971.

MCLUHAN, Eric; ZINGRONE, Frank. Essential McLuhan. Canada: House of Anansi Press Limited, 2005.

MARCHESSAULT, Janine. Marshall McLuhan. California: SAGE Publications Inc., 2005.

NOGUEIRA, Cyntia. Cinefilia e crítica cinematográfica na internet: uma nova forma de cineclubismo?. In: MACHADO Jr., Rubens; SOARES, Rosana de Lima; ARAÚJO, Luciana Corrêa de (Orgs.). Estudos de cinema. São Paulo: Annablume, 2006.

YOUNGBLOOD, Gene. Expanded cinema. New York: P Dutton&Co, 2001.

Downloads

Publicado

2015-06-24