Impasses morais nos espaços sociais on-line: notas sobre a repercussão do aplicativo Lulu no Brasil

Autores

  • Guilherme Mendes Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Angela Maria Meili Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Aplicativos móveis, gênero, esfera pública, ética, cibercultura.

Resumo

Este artigo desenvolve uma breve análise de como o aplicativo para celular Lulu (2013) manifestou,a partir da abertura de um espaço de interação online, controvérsias relacionadas à igualdade degênero, privacidade, liberdade de expressão e normatividade social. Considerando que as tecnologiasdigitais de comunicação ampliam a esfera pública e revelam conflitos morais e éticos de grande complexidade,discutimos o fenômeno social relacionado ao aplicativo, tomando-o como uma evidência do pensamentocrítico acerca da moralidade desenvolvido por Bauman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Mendes Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL) e graduado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua profissionalmente como designer gráfico e digital do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Na pesquisa tem interesse pelas temáticas práticas culturais e sociedade, cibercultura, imaginário e ficção científica.

Angela Maria Meili, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Colaboradora no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (FAFIUV). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu tese sobre a circulação de cinema nas redes BitTorrent, pirataria e cinefilia. Seu campo de conhecimento concentra-se nas áreas relacionadas à mídia, tecnologia, cultura e linguagem. Tem estágio doutoral em Film Studies na University College of Cork (Irlanda), realizado em 2013. Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu dissertação sobre linguagem e apropriações tecnológicas nas práticas de TV Livre, concluído em 2008. Licenciada em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (2005).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

BUTLER, Judith. Bodies that Matter: On the Discursive Limits of ‘sex’. London: Routledge, 1993.

_____________. Excitable Speech: A Politics of the Performative. London: Routledge, 1997.

LIPOVETSKY, Gilles. El crepúsculo del deber. La ética indolora de los nuevos tiempos democráticos. Barcelona: Anagrama, 1994.

MAFFESOLI, Michel. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MOROZOV, Evgeny. The net delusion: the dark side of internet freedom. New York: PublicAffairs: 2011.

TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

Downloads

Publicado

2015-06-24