“A Galeria do Amor”: Cidade, corpo e emoções na música de Agnaldo Timóteo
Palavras-chave:
Emoções, cidade, corpo, sociabilidade, homoafetividade.Resumo
Nos anos 1970, a Galeria Alaska funcionava como um espaço de sociabilidade homoafetiva na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Enquanto o discurso jornalístico representava o local como perigoso e mal frequentado, na canção “Galeria do Amor”, de Agnaldo Timóteo, o espaço dava lugar a encontros, paqueras e prazeres. Procuramos desenvolver um breve ensaio sobre a narrativa emocional da canção, destacando aspectos que julgamos relevante para o estudo das “emoções diferentes” da heteronormatividade e suas expressões corporais na cidade, construídas socialmente e mediadas pela indústria cultural. A partir de uma abordagem qualitativa, examinamos, além da letra da música, o registro audiovisual de uma apresentação do cantor em programa televisivo nos anos 1980 e a capa do disco em que foi lançada a música, material que nos permite pensar também sobre o corpo midiatizado.
Downloads
Referências
ARAÚJO, P. C. Eu não sou cachorro não: Música Popular Cafona e indústria cultural. Rio de Janeiro: Record, 2005, 5ª ed.
BENÍTEZ, M. E. “Buraco da Lacraia: interação entre raça, classe e gênero” In: VELHO, G. (org). Rio de Janeiro: cultura, política e conflito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007, p. 128-155.
BENJAMIN, W. “Paris, a capital do século XIX”. In: _____. Walter Benjamin. São Paulo: Ática, [1935] 1985. p. 30-43. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
FAOUR, R. História Sexual da MPB: A evolução do amor e do sexo na canção brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2006, 2ª ed.
LE BRETON, D. “Antropologia das emoções” In: _____. As paixões ordinárias: Antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.
MARCONDES, M. A. (org). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1998, 2a ed.
MATOS, M. I. “Antônio Maria: boêmia, música e crônicas” In: DUARTE, P. S. e NAVES, S. (org) Do samba-canção à tropicália. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Faperj, 2003.
O’DONNELL, J. A invenção de Copacabana: culturas urbanas e estilos de vida no Rio de Janeiro (1890-1940). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2013.
REZENDE, C.; COELHO, M. C. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
SILVA, H. Televisão, Indústria da Música e Reality Show Musical no Brasil. Tese – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
SIQUEIRA, D. “Because YouTube is worldwide...”: Corpo, cidade e consumo no clipe de Gangnam Style. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, setembro 2014.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Educ; Hucitec, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).