Cinema como ato de engajamento: documentário, militância e contextos de urgência
Palavras-chave:
documentário, ativismo, estética e políticaResumo
No Brasil, na última década, nota-se a proliferação de filmes gestados em contextos de disputas políticas e em associação com movimentos sociais diversos, realizados seja para circulação no cinema ou na internet, nos quais se inscreve o desejo explícito de intervenção social. Nos interessa esboçar modos de abordagem analítica a partir destes desejos, que não estão apenas inscritos em decisões formais mas que sobretudo lhes são fundadores. O ponto de partida é, pois, uma premissa metodológica: pensar o estético a partir do político.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
BRASIL, André. “Retomada: teses sobre o conceito de história”. Catálogo do forumdoc.bh.2014 – XX Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2016, p. 145-161.
BRENEZ, Nicole. “L’art le plus politique”. In: http://www.brooklynrail.org/2012/04/film/lart-le-plus-politiquenicole-brenez-with-donal-foreman, acessado em 25 de abril de 2016.
DANEY, Serge. A rampa: Cahiers du Cinéma 1970-1982. Tradução e posfácio Marcelo Rezende. Cosac Naif: São Paulo, 2007.
DE LAUROT, Edouard. “Composing as the Praxis of Revolution: The Third World and the USA”. In: ESHUN, Kodwo, GRAY, Ros (ed.). The militant image: a ciné-geographie. Third Text, volume 25, Issue 1, Editors’ Introduction: London, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Les Editions de Minuit, 2003.
ESHUN, Kodwo, GRAY, Ros (ed.). The militant image: a ciné-geographie. Third Text, volume 25, Issue 1, Editors’ Introduction: London, 2011.
MARCUSE, Herbert. La Dimension esthétique. Pour une critique de l’esthétique marxiste, 1977, tr. Didier Coste, Paris, Seuil, 1979, p. 12.
LEANDRO, Anita. “O tremor das imagens. Notas sobre o cinema militante”. In: DEVIRES, Belo Horizonte, V. 7, N. 2, JUL/DEZ 2010, p. 98-117.
MESQUITA, Claudia. “A família de Elisabeth Teixeira: a história reaberta”. Catálogo do forumdoc.bh.2014 – XVIII Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2014, p. 217-225.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).